sábado, 20 de novembro de 2010

Curiosidade: Plutão volta a ser planeta

Plutão poderá recuperar a sua posição como nono planeta do sistema solar, caso se confirme que Éris, o astro que lhe roubou o lugar em 2006, é, afinal, mais pequeno do que se imaginava.
Observações de três equipas diferentes de astrónomos realizadas durante o fim-de-semana nas montanhas do Norte do Chile revelam que Éris não terá mais de 1100 km de diâmetro, menor do que o de Plutão.
Desde a sua descoberta, em 1930, que a órbita pouco comum e o tamanho de Plutão têm suscitado opiniões divergentes no seio da comunidade científica. Pelo facto de uma das suas luas – Caronte – ser um pouco maior, há muito que alguns astrónomos defendiam a denominação de Plutão como "planeta-anão" ou "planeta-menor".
O diâmetro estimado de Plutão é de 1172 km, com uma margem de erro de 10 km, e as medições de Éris, realizadas em 2005 por Mike Brown, davam ao novo objecto um diâmetro de cerca de 2400 km.
No entanto, as medições mais precisas agora efectuadas, graças à ocultação de uma estrela por Éris, algo esperado há muito, podem devolver as coisas ao seu estado anterior. Aguarda-se a confirmação desta descoberta.



Fonte:

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/lazer/ciencia/tecnologia/plutao-volta-a-ser-planeta

Informação fornecida por: Sofia Marchão

5 comentários:

  1. Bom eu sou um eterno admirador dú Planéta Plutão pq elé é O mais afastadú dú Sol. e lá tudo é muito géladú.e eu gosto muito dú lugar friu. eu acho ki uma températura mais a menás si vive melhor. e é melhor pra tudo. então eu estó de pléno acordú. ké Plutão volte ao lugar delé. ki sempre foi. e é delé O nono lugar entres os Planétas. Ass. Luiz Souza

    ResponderEliminar
  2. Ao parecer, decisao de desclassificar Plutao como planeta em 2006 foi precipitada e mais politica que cientifica.

    ResponderEliminar
  3. Mais pequeno? Melhora essa gramática!
    Acho que Plutão tinha mesmo que voltar a ser um Planeta, aliás, sempre gostei dele.

    ResponderEliminar
  4. esse anonimo que enviou em 18/07 fui eu e não o mesmo que enviou em 12/01.
    esse é o link de uma foto de Plutão veja:

    http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQssjtIygMBpMJJ5t0gPxEiDIFi-_CLRX8kmN8h4EunY_ekUZl3

    ResponderEliminar
  5. equipas? Melhora essa gramática!

    ResponderEliminar